Ilhéus acordou!

Ilhéus acordou

 

Uma multidão de aproximadamente 6.000 pessoas tomou as ruas do Centro de Ilhéus nesta tarde/noite de quinta-feira (20/06), numa manifestação que segue o exemplo das diversas manifestações espalhadas pelo Brasil e até em países da América do Norte e Europa.

A manifestação, 100% pacífica, foi organizada no Facebook pelo grupo Reúne Ilhéus e teve como ponto de encontro a praça do Teatro Municipal de Ilhéus, de lá se dirigiram até a frente da prefeitura onde entoaram gritos de ordem e foi dada a oportunidade para quem quisesse desabafar no microfone o seu protesto. Depois os manifestantes, muitos com suas caras pintadas, marcharam até a cabeceira da Ponte Lomanto Júnior cantando, apitando, gritando, batendo palmas e expondo os seus cartazes com diversas reivindicações e frases de efeito, algumas até com um certo tom de humor.
Chegando na cabeceira da ponte permaneceram por um tempo e retornaram, em sua maioria, para a praça Cairú onde, novamente com o auxílio de um microfone e um carro de som, foi dada a oportunidade para quem se interessasse expor o seu protesto. Uma pequena parte ainda permaneceu na ponte por um tempo, retornando em seguida.

A manifestação teve fim na praça Cairú, com o saldo de zero agressões, tanto policiais quanto dos próprios manifestantes, e de zero patrimônios públicos depredados.

A polícia Militar, que estava em pontos estratégicos do Centro da cidade, não interviu em nenhum momento, mesmo quando alguns adolescentes subiram em um ônibus parado sobre a ponte, os policiais apenas observaram de longe.

Os ilheenses estão de parabéns, parece que a frase “O gigante acordou faz menção à gigante nação brasileira como um todo e a população de Ilhéus não poderia ficar de fora.

Foi uma manifestação linda, democrática e pacífica.

 

 

Abaixo algumas imagens da manifestação, clique para ampliar: