Ilhéus Notícias

Atualizações Recentes Ocultar comentários

  • A Redação 7:52 AM dia 16/01/2015 Visualizar | Responder  

    Image Post 

    American Park - banners internet SOMENTE IOS horizontal

     
  • A Redação 8:48 AM dia 10/11/2014 Visualizar | Responder  

    NOSSO WHATSAPP. FALE CONOSCO. 

    download (6)

    (73)91452695

    E-mail de contato :  ilheus.noticias@hotmail.com

     
  • A Redação 3:07 PM dia 25/01/2015 Visualizar | Responder  

    É O CALOR: CNJ DESOBRIGA ADVOGADO DE USAR TERNO E GRAVATA NA JUSTIÇA DO RJ 

    PaletoO Conselho Nacional de Justiça (CNJ) concedeu liminar para desobrigar advogados de usar terno e gravata durante sessões de julgamento no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e no Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região, com sede na capital fluminense. A decisão foi proferida ontem (22) pela conselheira Luisa Frischeisen e atendeu a pedido da Ordem dos Advogados (OAB).

    A entidade alegou que os tribunais deveriam se adaptar às condições climáticas durante o verão no Rio, onde a sensação térmica atinge 45 graus. Os tribunais editaram normas para flexibilizar o uso do terno e da gravata em suas dependências, mas a medida não alcançou as audiências.

    De acordo com a conselheira, a falta do terno e da gravata não interferem na liturgia das audiências. “Não usar paletó e gravata nas dependências dos tribunais, ainda que esse seja o traje tradicional para os homens, não fere o decoro, sendo certo que a liturgia dos atos das audiências e sessões está garantida pelo rito e não pelos trajes daqueles que participam da mesma, quando o terno e gravata são substituídos por outro traje social, ainda mais com as altas temperaturas registradas neste verão”, argumentou. Com informações da Agência Brasil.

     
  • A Redação 3:04 PM dia 25/01/2015 Visualizar | Responder  

     CORPO ENCONTRADO BOIANDO NO RIO CACHOEIRA, EXISTE A SUSPEITA DE SER DE BANDIDO 

    Um corpo de um homem não identificado até o momento, foi encontrado boiando, nesta tarde de Domingo (25), no Rio Cachoeira, em Itabuna. A vitima foi encontrada com as mãos e pés amarrados. A policia acredita que o homem foi executado, e logo após jogado no Rio Cachoeira.
     
  • A Redação 2:56 PM dia 25/01/2015 Visualizar | Responder  

    Especialistas dão dicas para evitar afogamentos de crianças no verão 

    Isabela Vieira – Repórter da Agência Brasil Edição: Lílian Beraldo

    A morte de três crianças entre 4 e 11 anos em uma piscina na cidade de Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, acendeu o alerta para casos de afogamentos, principalmente, no verão. Segundo dados do Ministério da Saúde, essa é a primeira causa de morte de pequenos entre 1 a 4 anos e a segunda entre 5 e 9 anos, atrás apenas de acidentes de trânsito. Com campanhas no ar, organizações alertam para os cuidados que pais e responsáveis devem ter em casa, nas piscinas, em rios e no mar.

    Um dos maiores especialistas em afogamentos, o médico David Szpilman, da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático e do Hospital Municipal Miguel Couto, chama atenção para as piscinas. A principal recomendação é para que os pais se mantenham a, no máximo, um braço de distância dos filhos pequenos. “A supervisão tem que ser 100% do tempo”, frisou.

    Quem tem piscina em casa deve instalar uma grade em volta, dois ralos para evitar sucção, além de ter um telefone bem próximo, para que seja possível pedir ajuda em emergências.

    Com o aumento do número de guarda-vidas e de placas com orientações sobre as condições do mar, Szpilman avalia que o número de casos de afogamento nas praias caiu muito nos últimos anos. Hoje, segundo ele, o maior número de vítimas está entre aquelas que “sabem nadar”. Esta semana, cinco adolescentes de uma mesma família se afogaram em uma praia na cidade de São José de Ribamar, no Maranhão. Quatro deles foram resgatados pelo Corpo de Bombeiros e foram encaminhados ao hospital municipal. Um dos jovens, de 18 anos, continua desaparecido.

    De acordo com o especialista, os cuidados devem ser redobrados onde não há profissionais para o socorro imediato. É o caso de áreas naturais, como rios, cachoeiras, lagos e represas. “A partir dos 10 anos os afogamentos acontecem em águas naturais. A aparência do lugar pode ser de calma, de água tranquila, mas, na prática, pode revelar grandes perigos, como a correnteza e a profundidade, que não são visíveis”, destacou o diretor médico da sociedade de salvamento.

    Em casa, o pais também não podem descuidar. A caixa d’água e o vaso sanitário devem permanecer tampados e as banheiras, em hipótese nenhuma, devem ser deixadas cheias. A organização não governamental Criança Segura lembra que afogamentos podem acontecer empequenas quantidades de água, de até dois dedos. Para alertar as famílias, especialistas da sociedade de salvamento fizeram vídeos com medidas que devem ser tomadas para evitar acidentes no mar ou em águas naturais, principalmente, no verão, época que concentra quase a metade dos afogamentos no ano.

     

    Dicas de segurança

    Piscina
    Crianças devem sempre ser supervisionadas por um adulto, quando próximas à água. Instale cercas de isolamento, com, no mínimo, 1,5 metro de altura ou dispositivos de segurança em todos os lados da piscina. No caso de piscina infantil, esvazie-a imediatamente após o uso. Ela deve ser guardada fora do alcance das crianças.

    Banheira
    Um simples descuido pode causar morte por afogamento, por isso, sempre supervisione uma criança tomando banho.

    Área externa
    Baldes, bacias, caixas d’água e cisternas: esvazie todos os baldes e embalagens, guarde-os virados para baixo e fora do alcance das crianças. Em caso de caixa d’água e cisternas, mantenha sempre com a tampa e amarrada ao reservatório.

     
  • A Redação 2:53 PM dia 25/01/2015 Visualizar | Responder  

    Receita libera esta semana consulta a lote do IR retido na malha fina 

    Daniel Lima – Repórter da Agência Brasil Edição: Armando Cardoso

    jorge rachid
    Jorge Rachid, novo secretário da ReceitaWilson Dias/Agência Brasil

    A consulta ao primeiro lote residual de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física 2014 liberadas da malha fina será divulgado esta semana, conforme informações da Receita Federal. Os valores, normalmente pagos a cada dia 15, desta vez serão liberados até o fim de janeiro. O montante do lote depende das disponibilidades do Tesouro Nacional, que corrige o dinheiro pela taxa básica de juros (Selic).

    Anualmente, a Receita libera sete lotes regulares de restituições – o primeiro em junho e o último em dezembro. Nos meses seguintes, à medida que as declarações retidas em malha são corrigidas pelos contribuintes, são liberados lotes residuais, normalmente a partir de janeiro.

    Em dezembro, a Receita Federal informou que 937.939 declarações estavam retidas em malha. São 740.760 com imposto a restituir, 174.301, com imposto a pagar e 22.878 sem imposto a pagar ou a restituir.

    Os contribuintes nesta situação devem acessar o extrato da declaração para identificar os motivos que o levaram à malha fina e fazer as devidas correções para ter a situação resolvida. O documento fica disponível no e-CAC (Centro Virtual de Atendimento).

    De acordo com o Fisco, o maior motivo de retenção em malha foi omissão de rendimentos, presente em 52% dos casos. Em segundo lugar, aparecem despesas médicas, respondendo por 20% das retenções. Depois, com 10%, a ausência de Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (Dirf), que ocorre quando a pessoa física declara um valor, mas o patrão não apresenta a declaração ou faltam informações no documento.

    Pelas normas da Receita, a restituição fica disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate neste prazo, deverá requerer a restituição pela internet, usando formulário eletrônico  Pedido de Pagamento de Restituição ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da Dirpf.

    A consulta aos lotes de restituição é disponibilizada na página da Receita na internet. No endereço é possível, inclusive, consultar lotes de anos anteriores. A consulta pode ser feita também por meio de tablets e smartphones, com os sistemas iOS (Apple) ou Android.

     
  • A Redação 2:51 PM dia 25/01/2015 Visualizar | Responder  

    OMS reconhece que foi lenta para responder à epidemia do vírus ebola 

    Da Agência Lusa Edição: Armando de Araújo Cardoso

    A Organização Mundial de Saúde (OMS) reconheceu hoje (25) que foi lenta para responder à epidemia do ebola e que isso deve servir de lição para o futuro.

    Na abertura da reunião de emergência para reestruturação do combate à doença, a diretora da OMS, Margaret Chan, estimou que, apesar de uma pausa na evolução da epidemia, não há “espaço para complacência”. Acrescentou que o progresso contra a doença pode ser rapidamente perdido.

    Reafirmando que a OMS foi lenta no controle da epidemia, ela apelou para uma maior mobilização da organização.

    “A África Ocidental foi confrontada com sua primeira experiência do vírus. O mundo e a OMS têm sido lentos para obsevar o que estava ocorrendo à nossa frente”, afirmou Margaret Chan aos delegados da organização, que participam da terceira reunião urgente da história da entidade.

    “A tragédia do ebola ensinou o mundo inteiro, incluindo a OMS, a prevenir-se contra a situação no futuro”, salientou, afirmando que “o mundo imprevisível dos micróbios reserva surpresas”.

    Para a diretora, “o mundo não deverá ser apanhado de surpresa”. Ela também pediu maior vigilância mundial sobre a doença e mais recursos financeiros para combater o ebola.

     
  • A Redação 3:40 PM dia 24/01/2015 Visualizar | Responder  

    FALA MEU POVO: LÁ VEM POR AÍ UMA NOVA BOMBA PARA ILHÉUS 

    Esses políticos não têm jeito.

    O governo do estado já discute a instalação de uma possível fábrica de aviões em Ilhéus, lá pelas bandas da ZPE, aproveitando a logística do projeto Intermodal.

    Com certeza quando o nosso contador de história chegar na cidade não vai perder a oportunidade (nisso o homem é craque) e vai largar o verbo sobre esta fábrica de aviões.

    Temos na agenda oficial 26 projetos, agora subiu para 27 e vem mais por aí.

    Não é possível se criar tanta expectativa, esses homens precisam respeitar mais o povo, estão brincando do faz-de-conta.

    Devagar com o andor que o santo é de barro.

    Obrigado!!! Com licença!!!

    ZÉCARLOS JUNIOR

     
  • A Redação 3:17 PM dia 24/01/2015 Visualizar | Responder  

    ROSEMBERG DEFENDE RUI E ENXUGAMENTO DAS ESTRUTURAS DE SAÚDE E EDUCAÇÃO 

    Rosemberg sai em defesa de mudanças feitas por Rui.

    – O governador Rui Costa tem a Saúde e a Educação como prioridades e é importante que os recursos públicos sejam investidos na para melhorar a qualidade da educação e da rede básica de saúde. As mudanças estão sendo feitas com transparência e em permanente diálogo com a sociedade – diz.

    O governo estadual reduziu de 31 para 9 o número de regionais na Saúde e para 27 na Educação. O secretário de Educação, Osvaldo Barreto, considera as mudanças como sendo não apenas de nomenclaturas de órgãos regionais. “Elas são conceituais e necessárias”.

    SAÚDE

    Fábio Vilas-Boas, titular da Saúde, diz que os Núcleos Regionais de Saúde (NRS) terão a finalidade de acompanhar as atividades de regulação e vigilância sanitária, dentre outros serviços, como monitoramento dos serviços em saúde e corregedoria.

    Para ele, a estruturação do SUS, com atribuições constitucionais dos municípios, principalmente nas áreas de atenção básica e de vigilância à saúde, reduz a presença da Sesab. Segundo ele, por vezes, havia “sobreposição, redundância de funções e ingerência desnecessária do Estado nas ações municipais”.

    – O papel do Estado será o de apoiar os municípios, sem sobreposição, ou tutela. Em especial, o Governo da Bahia apoiará técnica e financeiramente a conformação dos consórcios regionais de saúde. Ao invés de prestador de serviço, o Estado da Bahia assumirá funções de coordenação, regulação e cooperação técnica e financeira com os municípios – explica Vilas-Boas.

    O secretario esclarece ainda que “não houve demissão em massa, mas a extinção de cargos comissionados. Existem servidores de carreira que ocupam cargos de coordenador e diretor e estes continuam trabalhando normalmente, apenas não ocupam mais estes cargos comissionados”.

     
  • A Redação 3:14 PM dia 24/01/2015 Visualizar | Responder  

    MAIS DE 134 MIL DEVEM FAZER CONCURSO DO TJ-BA AMANHà

    Concurso do TJ-BA oferece 200 vagas.

    Mais de 134 mil candidatos farão a prova do concurso público do Tribunal de Justiça da Bahia, amanhã (25), que serão aplicadas, além de Salvador, em Barreiras, Feira de Santana, Ilhéus, Juazeiro, Porto Seguro e Vitória da Conquista.

    São duzentas vagas para os níveis médio e superior nas áreas de Direito, Administração, Tecnologia da Informação, Arquitetura, Assistência Social, Biblioteconomia, Comunicação, Contabilidade, Economia, Enfermagem, Engenharias, Estatística, Medicina, Odontologia e Psicologia.

    Responsável pela aplicação das provas, a Fundação Getúlio Vargas recomenda aos 134.793 candidatos comparecer ao local das provas objetiva e discursiva com antecedência de 60 minutos. A caneta deve ser de tinta azul ou preta.

    Os horários para a realização das provas são de 8h às 12h, para os candidatos aos cargos de nível médio, e entre 14h30min e 19h30min, para os de nível superior. É exigida a apresentação do Cartão de Informação, que vale como comprovante de inscrição.

    O candidato deverá permanecer obrigatoriamente no local de realização das provas por, no mínimo, uma hora e meia após o seu início, período a partir do qual poderá deixar o local de provas, sem portar, contudo, seu Caderno de Questões.

    Os candidatos têm de apresentar documento de idade expedido pelos Comandos Militares, secretarias de segurança Pública, pelos Institutos de Identificação, Corpos de Bombeiros ou carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional.

    Será eliminado do concurso o candidato que for surpreendido portando aparelhos eletrônicos. Não pode também usar relógio de qualquer espécie, óculos escuros, nem chapéu, boné, gorro, lápis, lapiseira, corretor líquido ou borracha. O objeto proibido deverá ser recolhido em embalagens que deverão permanecer lacradas durante a prova.

    Clique aqui e confira o seu local de prova.

     
  • A Redação 3:10 PM dia 24/01/2015 Visualizar | Responder  

     Serviço de orientação sobre drogas recebeu 27 mil ligações em 2014 

    Luana Lourenço – Repórter da Agência Brasil Edição: Denise Griesinger

    Rio de Janeiro Usuários de crack concentram-se nas imediações das obras da Trasncarioca, na Avenida Brasil, próximo ao Complexo da Maré, zona norte da cidade (Tânia Rêgo/Agência Brasil)
    Usuários de crack concentram-se nas imediações das obras da Trasncarioca, na Avenida Brasil, próximo ao Complexo da Maré, zona norte do Rio de JaneiroTânia Rêgo/Agência Brasil

    O Serviço Nacional de Orientações e Informações sobre Drogas, o Ligue 132, atendeu 27.467 pessoas em 2014. A maioria, 18.054, declarou não ser usuário de drogas. De acordo com a coordenação do serviço, em geral, são parentes que procuram informações para ajudar quem tem problemas com drogas.

    Os estados com maior número de atendimentos foram São Paulo, com 5.286; Rio Grande do Sul, com 2.034; e Rio de Janeiro, com 1.991 registros. Amapá (25), Roraima (26) e Rondônia (63) foram os estados com menor número de registros. Em 2014, cerca de 70% das ligações recebidas pelo serviço foram feitas de municípios do interior.

    O atendimento é feito por uma equipe de 80 estudantes da área de saúde, supervisionados por profissionais. A equipe está treinada para dar informações sobre as características da dependência química e sobre as formas de ajudar o usuário a buscar tratamento.

    Em 2014, a maioria dos atendimentos estava relacionada a dúvidas e pedidos de ajuda ligados ao uso de cocaína e derivados, como o crack, que representaram 46% dos atendimentos.

    Cerca de 40% das ligações estavam relacionadas ao uso de álcool, 36% ao tabaco e 27% à maconha. Também há registros de atendimentos para prestação de informações sobre ansiolíticos, anabolizantes, ecstasy, alucinógenos, anfetaminas e outras drogas.

    O Ligue 132 faz parte do Programa Crack, É Possível Vencer, do Ministério da Justiça. O atendimento é feito 24 horas por dia, incluindo feriados e finais de semana e quem liga não precisa se identificar.

     
  • A Redação 3:04 PM dia 24/01/2015 Visualizar | Responder  

     Aposentados continuam na ativa enquanto STF não decide sobre desaposentação 

    Michèlle Canes – Repórter da Agência Brasil Edição: Marcos Chagas

    INSS
    Pelo menos 480 mil aposentados pelo INSS continuam na ativa. Essas pessoas podem entrar na Justiça para pedir o recálculo do valor do benefício que recebe. Isso é chamado de desaposentação.Antonio Cruz/Agência Brasil 

    Aos 67 anos, Dejanes Borges não pensa em parar de trabalhar. Mesmo depois de se aposentar ela continua na ativa. O principal motivo é salário. A renda dela mantém a casa onde mora com os dois filhos e uma neta. “O dinheiro não era suficiente para comprar os remédios, a comida e as coisas de casa. Como não era suficiente, então tive que continuar trabalhando”.

    Situação semelhante aconteceu com Paulo da Cunha. Depois de 32 anos de trabalho no setor de combustíveis decidiu voltar ao trabalho e permanecer na área em que atuava. “Meu planejamento previa aposentar e logo continuar a trabalhar para não ficar obsoleto para o mercado”. E completa: “Você não pode se sentir inútil. Uma solução é ser uma pessoa que contribui com a sociedade [trabalhando]”.

     
c
compose new post
j
next post/next comment
k
previous post/previous comment
r
reply
e
edit
o
show/hide comments
t
go to top
l
go to login
h
show/hide help
shift + esc
cancel