FONE: (73) 2101-7118 / 3634 - 7118 FALE CONOSCO: 81117622 - 91345523

Atualizações Recentes Ocultar comentários

  • A Redação 8:39 AM dia 31/10/2014 Visualizar | Responder  

    FALA MEU POVO: UMA VERGONHA A ENTRADA DA URBIS EM ILHÉUS. CADÊ JABES E OS VEREADORES DESTA CIDADE. TANTA GENTE RECEBE E NADA FAZ 

    A entrada do Bairro Hernani Sá, em frente a AABB de Ilhéus. Verdadeiras crateiras abertas e ninguém resolve naadaa.
    Foto de Kaique Souza.
    Foto de Kaique Souza.
    Foto de Kaique Souza.

     

     
  • A Redação 8:21 AM dia 31/10/2014 Visualizar | Responder  

    Entidades alertam para tráfico de menores no futebol 

    O sonho de seguir carreira no futebol não pode levar o jovem a se submeter a condições degradantes e sem acesso à educação nas escolinhas ou centros de treinamento. Isso caracteriza tráfico de pessoas. O alerta foi dado hoje no seminário Na Rede Certa, dentro da campanha de prevenção ao tráfico de crianças e adolescentes no esporte, promovida pelo Consórcio Trama, que reúne entidades da sociedade civil de defesa dos direitos humanos.

    Por seis meses, a organização percorreu escolas de ensino fundamental e médio do estado do Rio de Janeiro, promovendo oficinas de conscientização sobre o tema para estudantes e profissionais de educação. Além disso, foram ministradas 40 palestras para multiplicadores como conselhos tutelares, órgãos de segurança pública e organizações não governamentais.

    A advogada Thaísi Bauer, representante do Consórcio Trama, explica que as condições em que são colocados os meninos que vão atrás do sonho de se tornar jogador de futebol normalmente não são vistas como escravidão moderna ou tráfico de pessoas, e sim como “parte do jogo”. Thaísi relata, porém, que os jovens passam por diversas violações de direitos, como falta de garantia de alimentação, dormitórios em péssimas condições de higiene e superlotados, abandono da escola e treinos de mais de dez horas por dia.

    “Sociologicamente, o futebol é muito importante, não só aqui no Brasil como no mundo todo. E como a gente tem essa divulgação enorme na mídia, dos meninos que vão para fora e conseguem seguir carreira no futebol e ganhar muito dinheiro, a gente tem essa cultura dos meninos abandonarem as escolas e começarem muito cedo no futebol para tentar um lugar ao sol, mas 99% dos meninos que tentam a carreira de futebol não conseguem chegar a um time de sucesso”, ressaltou.

    De acordo com ela, o tráfico interno é muito grande, com os meninos trazidos por “olheiros” do Norte e Nordeste para o Sudeste, onde estão os maiores times. “Vários fatores levam a isso, como as desigualdades sociais, econômicas e cultural, desconhecimento do perigo, falta de informação dos pais, ausência de perspectiva local, o sonho de conquistar o mercado internacional e a possibilidade de melhorar a vida da família. E a mídia só mostra casos de sucesso”, acrescentou.

    Ela relata o caso ocorrido nas categorias de base do Vasco em 2012, onde um garoto mineiro, de 14 anos, teve um ataque epilético durante o treino e morreu no local, sem atendimento médico, após não ter recebido as duas últimas refeições. Thaísi também disse que muitos meninos são levados irregularmente para o exterior, onde correm o risco de serem abandonados pelo aliciador, caso não deem o retorno financeiro esperado.

    Professora do Colégio Estadual Oswaldo Ornellas, em São Gonçalo, região do Grande Rio, e coordenadora do Programa Mais Educação, Celi Santana relata que as oficinas da campanha possibilitaram que o assunto, antes invisível, entrasse na comunidade escolar. Segundo ela, o tema é bastante invisível, e “quando se informa aos profissionais de educação, seus companheiros de trabalho, que a atividade que mais mobiliza crianças na escola – especialmente os meninos -, é utilizada como forma de mercantilizar o ser humano, causa impacto, porque ela não é vista nessa perspectiva do tráfico de pessoas”.

    O Projeto Trama distribuiu cartilha voltada para as crianças e adolescentes, conselheiros tutelares e treinadores de escolinhas de futebol. O trabalho ganhou, inclusive, edital lançado em parceria do Ministério da Justiça com o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime para o enfrentamento ao tráfico de pessoas.

     
  • A Redação 8:18 AM dia 31/10/2014 Visualizar | Responder  

    Inema identifica praias com boas condições de balneabilidade em Ilhéus 

     

    Praia do Cristo tem boa condições para o banho, segundo Inema.

    O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Inema) informa que as praias de Olivença, Ponta da Tulha, Avenida, Cristo, Milionários, da Concha e as praias do Sul apresentam boas condições de balneabilidade neste final de semana. Ainda, o órgão orienta que banhistas evitem as praias da Barra de São Miguel (em frente à rua de acesso a praia), Marciano (proximidades do bar litrão), Malhado (imediações da escultura da sereia) eCeplus (atrás da cabana Guarany).

    Segundo o instituto, o diagnóstico das condições de balneabilidade é elaborado por meio de recolhimento de amostras durante cinco semanas, nas praias da Barra de São Miguel, Marciano, Malhado, Avenida, Cristo, Opaba, Milionários, Olivença e Cururupe, 100 metros antes lançamento da Ceplus e 100 metros depois lançamento da Ceplus. Em Ilhéus, a ação tem o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Sema).

    O material é analisado e os exames bacteriológicos confirmam as praias impróprias para o banho. A praia é considerada própria quando houver no máximo em 80% das amostras, 1.000 coliformes fecais ou 800 escherichia coli, ou ainda 100 enterococos por 100 ml de água.

    Tempo chuvoso – De acordo com o Inema, no período em que o tempo estiver chuvoso as praias podem ser contaminadas por arraste de detritos diversos, carregados das ruas através das galerias pluviais, podendo causar doenças. Além disso, é desaconselhável, ainda em dias de sol, o banho próximo à saída de esgotos, desembocadura dos rios urbanos, córregos e canais de drenagem.

     
  • A Redação 8:17 AM dia 31/10/2014 Visualizar | Responder  

    TCM manda prefeito de Itapé ressarcir 

     

    FOTOS PEDRÃO 013O TCM, Tribunal de Contas dos Municípios, determinou que o prefeito de Itapé, Pedro Jackson Brandão, “Pedrão”, devolva R$ 244.559 para os cofres públicos. Ele também foi multado em R$ 15 mil.

    O órgão de fiscalização de contas dos municípios baianos constatou que Pedrão pagou precatórios sem apresentação de sentenças judiciais e cometeu irregularidade no balancete de contas do ano passado.

    Embora tenha sido condenado a devolver o dinheiro por causa das irregularidades, o prefeito de Itapé teve as contas relativas ao exercício de 2013 aprovadas com ressalvas pelo Tribunal.

    Outros políticos do sul da Bahia que tiveram as contas do ano passado aprovadas com ressalvas foram a prefeita de Coaraci, Josefina Castro; de Arataca, Fernando Mansur, os presidentes das Câmaras de Ilhéus e Arataca.  ( A Região)

     
  • A Redação 8:15 AM dia 31/10/2014 Visualizar | Responder  

    FICHA AINDA NÃO CAIU E AÉCIO PEDE RECONTAGEM DE VOTOS 

    Aécio pede recontagem de votos (Foto Pimenta).

    O PSDB entrou ontem(30) no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com um pedido de auditoria especial do resultado da eleição presidencial. Em nota divulgada à imprensa, o partido diz que tem “absoluta confiança” de que o tribunal garantiu a segurança do pleito, mas pretende tranquilizar eleitores que levantaram, por meio das redes sociais, dúvidas em relação à lisura da apuração dos votos.

    O PSDB pede que o TSE crie uma comissão formada por integrantes dos partidos políticos para fiscalizar todo o processo eleitoral, desde a captação até a totalização dos votos. O partido não pede a recontagem dos votos.

    O resultado oficial das eleições para a Presidência da República foi proclamado pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Dias Toffoli, na terça-feira (28). A candidata do PT à reeleição, Dilma Rousseff, obteve 51,64% dos votos válidos e Aécio Neves, do PSDB, recebeu 48,36%.

    Com a homologação do resultado, Dilma poderá ser diplomada pela Justiça Eleitoral. A data ainda não foi definida pelo TSE, mas a diplomação tem de ocorrer até 19 de dezembro, prazo estipulado pela Lei Eleitoral. Da Agência Brasil.

     
  • A Redação 8:13 AM dia 31/10/2014 Visualizar | Responder  

     JABES ANUNCIA MUDANÇAS NA EQUIPE DE GOVERNO 

     

    alcides_jailson

    Durante coletiva de imprensa realizada na manhã dessa quarta-feira (30), o prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro anunciou mudanças na sua equipe de governo.

    O atual secretário relações institucionais, Jailson Nascimento, e o secretário de turismo, Alcides Kruschewsky serão exonerados. No entanto, Jailson deverá ser indicado para outra secretaria. Já o rumo de Alcides ainda é desconhecido.

     
  • A Redação 8:12 AM dia 31/10/2014 Visualizar | Responder  

    700 QUILOS DE MACONHA APREENDIDO E MOTORISTA PRESO 

     

    Um motorista de 35 anos foi preso de ontem (quinta, 30), na cidade de Itabela, após ser flagrado transportando 700 quilos de maconha na carroceria de um caminhão. A droga estava escondida entre uma carga de madeira.

    De acordo com informações da Polícia Federal (PF), o caminhão pertence ao homem que foi preso, mas ele negou ter conhecimento de que o entorpecente estava junto com a carga.

    A PF ainda informou que, segundo o suspeito, a carga foi embarcada no estado de São Paulo. O motorista foi autuado em flagrante e permanecerá à disposição do Juízo Criminal da Comarca de Itabela.

     
  • A Redação 8:08 AM dia 31/10/2014 Visualizar | Responder  

    POLICIA PRENDE ÍNDIO QUE DECAPITOU O COLEGA NA ALDEIA CARAMURÚ PARAGUASSÚ 

     

    Após um intenso trabalho de investigação, o delegado Francisco Denis da Silva Santana e o investigador Sagro Dantas de Moraes Bonfim, prenderam o indígena, José Arlânio Ferreira dos Santos, 20 anos, que confessou ser o autor do crime em que foi vítima, o também índio, José Raimundo Rosa dos Santos, 41 anos, crime ocorrido no último dia 26, na aldeia Caramurú Paraguassú em Pau Brasil.A vítima foi decapitada e a cabeça ficou do outro lado do sofa, onde o índio estava descansando. O delegado vai ouvir o elemento ainda hoje, para saber quais as causas do assassinato.

     
  • A Redação 8:06 AM dia 31/10/2014 Visualizar | Responder  

    CONVERTIDO, MORENO DO CAPRICHO AGORA É “MORENO EM CRISTO” 

     

    moreno_cristo

    O polêmico “Moreno do Capricho”, que conquistou o seu espaço no meio artístico cantando arrocha, agora se converteu ao gênero gospel,  transformando-se em “Moreno em Cristo”.

    No vídeo abaixo, obtido pelo O Tabuleiro, Moreno aparece ao lado de um pastor numa igreja evangélica. Em seguida, ele inicia um louvor.

    Na semana passada, “Moreno” foi destaque na blogosfera local, pelo fato de ter sido esfaqueado pela esposa Larissa Villaça.

    Moreno mostra ferimentos no Hospital Regional.

     
  • A Redação 7:53 AM dia 31/10/2014 Visualizar | Responder  

    Cidades investem em fiação elétrica subterrânea 

     barra da tijuca

    Algumas das principais cidades brasileiras vêm aderindo a um projeto visando a melhoria do paisagismo, maior segurança para os moradores e redução de custos de manutenção do sistema de energia. É a adoção da fiação elétrica subterrânea, uma realidade em muitos países desenvolvidos e também presente em vários residenciais Alphaville, no Brasil. Neste conceito, a rede de transmissão de energia é elétrica é toda colocada em galerias abaixo do solo, assim como as redes de água e esgoto.

    As redes subterrâneas costumam ser implantadas em áreas nobres para embelezar o ambiente. Há um mês, a Prefeitura de São Paulo apresentou estimativas preliminares para enterrar a rede elétrica no município, com investimentos de cerca de R$ 15 bi. Essas obras devem ocorrer nas principais regiões da cidade, a exemplo do que já foi feito na Rua Oscar Freire e na Rua Avanhandava. Já Fortaleza, capital do Ceará, ganhará mais de 40 quilômetros de fiação subterrânea na Avenida Beira-Mar a partir de novembro deste ano. No Rio de Janeiro, esta medida foi tomada na década de 1990 em bairros da Zona Sul, como Copacabana e Ipanema.

    O conceito de fiação subterrânea também pode ser visto em diversos empreendimentos Alphaville, sendo um dos fatores que mais caracterizam a reconhecida qualidade construtiva dos empreendimentos. “Ter a rede de transmissão elétrica debaixo do solo traz um ganho enorme para a qualidade paisagística da região. A inexistência de fios cruzando o céu contribui significativamente para a sensação diária de bem estar dos moradores”, diz a diretora de Produtos da Alphaville Urbanismo, Katia Oliveira.

    A adoção da fiação subterrânea também traz outros benefícios. Ela reduz significativamente os gastos com a manutenção da rede elétrica. A rede fica protegida da chuva e da queda de árvores, assim como de atos de vandalismo. Segundo dados das distribuidoras de energia, mais de 90% das quedas no fornecimento são causadas por danos aos cabos.

    Outra vantagem é o ganho com segurança, pois se minimiza o risco de acidentes envolvendo os fios, desde colisões com os postes até crianças soltando pipas. A iniciativa também minimiza interferências no sistema de telefonia.

    A lista de empreendimentos que adotaram o sistema de fiação conta com os residenciais Alphaville Burle Marx e Granja Viana, na Grande São Paulo, e com o Alphaville Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Este tipo de rede elétrica também está presente nos produtos de Campinas, Ribeirão Preto, São José dos Campos, Itu, Bauru e Votorantim, no estado de São Paulo, assim como em Uberlândia e no Alphaville Minas Gerais, na Grande BH, além dos residenciais de Anápolis e Brasília, na região de Goiás e do Distrito Federal.

    “Os custos para a implantação da rede subterrânea dependem do terreno e dos métodos construtivos necessários. É um dos primeiros levantamentos feitos pela nossa equipe quando definimos o local para um novo empreendimento Alphaville. Essa é uma grande vantagem em relação aos bairros mais antigos, onde obstáculos estruturais pré-existentes podem encarecer o processo”, explica Gabriel Corrêa, gerente de Engenharia da Alphaville Urbanismo .

     
c
compose new post
j
next post/next comment
k
previous post/previous comment
r
reply
e
edit
o
show/hide comments
t
go to top
l
go to login
h
show/hide help
shift + esc
cancel